terça-feira, 23 de novembro de 2010

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA


Universidade Federal de Goiás
Faculdade de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais


Projeto de Intervenção Pedagógica
Porta de entrada

Reencontrando Valores 
 
Maristela Capanema Soares
Projeto Pedagógico apresentado
como parte integrante das atividades desenvolvidas no modulo 07 do curso de Licenciatura em Artes Visuais promovido pela UFG/ FAV.


Identificação:
Instituição: Escola Técnica Deputado José de Assis
Endereço: Rua Oscar Bernardes S/N – Centro
Público Alvo: Crianças, adolescentes e adultos que participam dos cursos oferecidos pela instituição.
Diretora colaboradora: Luzia Cândida de Oliveira
Telefone para contato: (64) 3655-0110
Período: 25 de Outubro a 25 de Novembro
Carga Horária: 20h.

Apresentação:
O mundo tem passado por um colapso geral, são tantos os escândalos políticos, mazelas sociais, valores éticos perdidos e tantos outros fatos que apontam para a destruição da instituição que sustenta o mundo: a família. São tempos difíceis, de poucos amigos, onde cada um busca seu próprio interesse e pouco se preocupa com o seu próximo, com a natureza, etc, e com isso vemos uma devastação assustadora. É ai que entra a Cidade Educadora, abrangendo todos os povos e trabalhando na formação cultural do homem ao longo da vida.  Creio que a arte é uma importante aliada da cidade educadora, desde que não fique limitada a poucos privilegiados.
"Precisamos levar a arte que hoje está circunscrita
a um mundo socialmente limitado a se expandir,
tornando-se patrimônio da maioria e
 elevando o nível de qualidade de vida da população."
Ana Mae Barbosa (1991: 6)

A Escola Técnica Deputado José de Assis através da direção da Sra. Luzia C. de Oliveira e seus colaboradores – professores que são funcionários públicos prestam serviços sociais investindo na formação técnica de seus alunos cobrando uma simbólica taxa de inscrição. Os cursos fixos são: básico em computação, bordado artesanal a máquina e manual, bordado industrial, tricô, crochê, pintura em tecido, tear, corte e costura e básico em informática, além de outros cursos oferecidos em convenio com outras instituições, como o SENAC. Esses cursos proporcionam profissionalização e bem estar para os participantes e conseqüentemente para a população local.


Objetivos:
Geral
ü  Interagir com pessoas de diferentes faixas etáreas e culturais; Manusear diversos materiais respeitando as escolhas pessoais dentro da multiplicidade de procedimentos apresentados;
ü  Valorizar a relação interpessoal produzindo autoconfiança individual e interação.   Conscientizar a necessidade da pessoa se amar e se respeitar para que assim possa amar e respeitar seu semelhante, proporcionando uma melhor qualidade de vida para todos.
 Específicos
ü  Utilizar diferentes materiais na produção de caixas em MDF decoradas com pintura e decoupage realizando diversas combinações e experimentos;
ü  Melhorar atitudes pessoais em relação às artes visuais e conscientizar da necessidade de que as mudanças para melhor devem partir de cada um;
ü  Desenvolver a habilidade artística e técnica para o processo de pintura em MDF e decoupage;
ü  Valorizar o potencial individual e de grupo;
ü  Analisar as iniciativas que surgirão durante o desenvolvimento da atividade;
ü  Proporcionar atividade remunerada que possa ajudar na economia doméstica.

Justificativa:
O projeto pedagógico, “Reencontrando valores”, justifica-se pela necessidade de rever conceitos e buscar valores que estão se perdendo na sociedade atual além de proporcionar crescimento como ser humano e no campo das artes visuais. A Escola Técnica Municipal Deputado José de Assis tem oferecido diversos cursos profissionalizantes e artísticos para a população, por isso achei interessante desenvolver um projeto que valorizasse a arte e a interação das pessoas, dentro do Projeto Cidade Educadora. 
Este projeto está baseado nas propostas do Grupo Fluxus, um movimento que marcou as artes das décadas de 1960 e 1970, opondo-se aos valores burgueses, às galerias e ao individualismo, rompendo barreiras e preconceitos. Valorizando a criação coletiva, esses artistas integravam diferentes linguagens como música, cinema e dança, se manifestando principalmente através de performances, happenings, instalações, entre outros suportes inovadores para a época.
 É uma oficina que através da expressão artística e interativa trará benefícios a todos os envolvidos contribuindo para a inclusão de todas as idades e classes sociais e valorizando a família e o cidadão.


Cronograma:
22 de Novembro - 14h até 17:00h
Início do projeto em sala de aula, com mostra de modelos prontos e da matéria prima, para que cada aluno escolha o tema a ser trabalhado na decoupage das caixas.
23 de Novembro - 14h
Continuação da prática do projeto;
24 de Novembro – 14h até 17:00h
Finalização do projeto com exposição dos trabalhos concluídos e dinâmica.

Metodologia:

1° passo: Matrícula dos alunos e seleção dos materiais a serem utilizados;
2° passo: Explanar sobre a origem e significado do termo decoupage e mostrar peças prontas para os alunos;
3° passo: Início prático do projeto, quando serão apresentadas as técnicas de pintura em MDF, os materiais necessários para a decoupage (fotos, gravuras impressas, guardanapos e papel de presente) e para o acabamento do trabalho.



4° passo: Apresentar o Circulo de cores, com as cores primárias, secundárias e terciárias, para a escolha das cores da pintura das caixas;
5° passo: Iniciar a pintura da madeira, intercalando secagem e lixação, até a superfície ficar ideal para a decoupage;
6° passo: Recortar e preparar o material para a decoupage;
7° passo: Iniciar a decoupage (colagem);
8° passo: Acabamento e finalização da obra;
9° passo: Confraternização e desenvolvimento da dinâmica “Descobrindo a quem pertence”;

Modos de interação entre teoria e prática:
Os aspectos teóricos são essenciais para a realização do projeto-prática. Teoria e prática caminham juntas, uma não funciona satisfatoriamente sem a outra. Após ministração da teoria parte-se para a prática, onde se obtêm a participação integral dos alunos. Na conclusão do trabalho os alunos poderão relatar as partes mais interessantes do aprendizado e o que esse projeto mudou na sua maneira de ver a arte e a sociedade.

Avaliação:
A avaliação será realizada durante todo o projeto, observando freqüência, criatividade e a participação e expressão de sentimentos, que permitem a interação, assimilação e compartilhamento das experiências na elaboração coletiva do conhecimento.
 Todas as etapas serão registradas através de fotografias e filmagens.

Referências bibliográficas:

FLUXUS, GRUPO.   http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo5/fluxus.html

Carta das Cidades Educadoras. Proposta Definitiva, Novembro, 2004.

FAMILIA,Casa &. A arte da Decoupage. 1° Edição. Ed. Melhoramentos. São Paulo, 2002.

BARROS, Dra Leda Maria; OLIVEIRA, Dr. Ronaldo Alexandre. Estágio Supervisionado 3. UFG/FAV – Licenciatura em Artes Visuais: módulo 7. CIAR. CEGRAF/UFG – Goiânia, 2008.























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